Há pouco mais de dez anos atrás, perguntei neste mesmo blog qual seria o futuro reservado ao estúdio Sonic Team, a parte da editora Sega que é responsável pelos games da sua mascote Sonic the Hedgehog. Na época, o estúdio estava prestes a lançar Sonic the Hedgehog 4, que prometeu trazer de volta à série o estilo de jogabilidade próprio do primeiríssimo lançamento da franquia, ou seja, plataforma com progressão 2D lateral, da esquerda para a direita. O jogo prometeu, mas não cumpriu. Ele apenas adaptava a jogabilidade dos games tridimensionais da série, sua mecânica de pulos teleguiados, à visão lateral com movimentação bidimensional. Ou seja, tinha pouco dos clássicos.
Seria o fim para o Sonic vintage? Parecia que sim, mas a realidade estaria longe disso. Talvez graças ao sucesso dos inúmeros fan-games, sempre remetendo aos jogos antigos, o porco-espinho azul voltaria, gordinho e baixinho, ao lado de sua versão moderna magricela de olhos verdes, em Sonic Generations, feito pelo próprio Sonic Team, e, alguns anos depois, sozinho no inacreditavelmente bem-sucedido Sonic Mania, que praticamente todo mundo adotou como o verdadeiro Sonic 4.
Assim, um jogo concebido por estúdios pequenos, chefiados por fãs de longa data do protagonista, acabou parte do cânone, enquanto que os jogos oficiais... Pararam. Com as vendas de Mania, os lançamentos 3D desaceleraram até desaparecer dos calendários semestrais ou anuais de lançamentos que as grandes editoras tanto gostam de revelar e de hypear. Diz-se que, na Sonic Team, preparam-se novas investidas retrô pelas mãos daqueles que devem capitanear a franquia a partir de agora: seus admiradores.
Já o estúdio cujo nome carrega mais que o espírito sônico deve concentrar-se nas versões online da série Phantasy Star, que finalmente decolaram no ocidente e prometem continuar fazendo dinheiro. O futuro parece melhor hoje do que parecia há dez anos, seja para o Sonic Team na função de programador de estrelas fantásticas, seja para o Sonic Team na função de produtor de aventuras velozmente azuis e bidimensionais.
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