terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Explicando o prêmio "Game do Ano":

Quem acompanha este blog ou está fuçando as postagens antigas dele, percebeu que todo Janeiro eu nomeio um videogame como o mais importante do ano que o precedeu. E, provavelmente, percebeu também que nem sempre o jogo em questão é um lançamento.

Na verdade, o prêmio "Game do Ano" é apenas um lembrete para mim mesmo, um reforço para a minha memória, para que, quando eu voltar às páginas antigas de minha vivência através do Dolmexica, ela consiga reviver os momentos mais divertidos em frente a uma televisão ou a um computador, ou talvez até olhando para um telefone celular, pelos quais passei nos momentos mais diversos.

Sendo assim, o "Game do Ano" não precisa ser um lançamento. É o "Game do Ano" para mim, e para ninguém mais. Não precisa nem mesmo ter sido um game inédito para meus dedos ansiosos. No caso do game de 2022, por exemplo, a escolha foi por um jogo que eu já havia terminado outras vezes, mas o ineditismo aqui residia no fato de que, entre os meses de Maio e Julho do ano passado, eu terminei ele pela primeira vez acompanhado de meu filho.

Resumindo, os jogos premiados são, na verdade, os jogos que me premiaram... Com histórias divertidas de contar, músicas gostosas de cantarolar, imagens difíceis de esquecer, quebra-cabeças que continuarão a assombrar, e risadas, e raiva, e alegria, e troca de controles, e aquela relação player 1-player 2 que sequer precisa de um multiplayer para acontecer. Basta esta paixão pela arte interativa que, felizmente, muitos compartilham comigo. Os "Games do Ano" aqui eleitos não são meros tesouros, são os tesouros que eu escolhi mostrar para os futuros eu. Para mim, um prêmio e tanto.

Nenhum comentário: