segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Você, o Príncipe da Pérsia

Em 1989, este videogame era lançado para o computador Apple II:












O nome era Prince of Persia.

Criado por Jordan Mechner utilizando a técnica de animação chamada rotoscopia, que toma como referência a filmagem de um modelo vivo, o game vendeu como água no deserto e foi convertido para inúmeras outras máquinas ao longo dos anos, como o Super NES e o queridinho dos brasileiros Master System.

Agora, em 2008, Mechner, através da editora First Second, lança uma história em quadrinhos baseada na sua antiga personagem:


















Baseada na sua personagem?

Não exatamente. De acordo com as palavras do próprio Mechner, disponíveis em http://www.princeofpersiathegraphicnovel.com/, o Príncipe não é bem uma personagem dele. Ele até confessa que se enfureceu quando as adaptações de sua obra-prima começaram a pipocar, cada uma com novos elementos diferentes, nem sempre condizentes com a visão de Mechner. Mas a raiva passou quando ele lembrou que se não existissem As Mil e Uma Noites, não existiria o Prince of Persia.

E ele vai adiante, questionando se o Príncipe dos jogos contemporâneos que são sequências do seu jogo é o mesmo Príncipe que ele moldou. Para Mechner, a resposta é negativa. Cada jogo denominado Prince of Persia, conclui, traz consigo um novo Príncipe. Uma nova personagem, ou ainda, uma nova visão sobre uma antiga personagem. Nem nome Príncipe é. É apenas um título, que pode ser dado a qualquer um. O próprio jogador, quando no comando do game, é o Príncipe da Pérsia (ainda que somente a nível de interpretação - um gamer nunca se funde a uma personagem, o que destruiria a existência do videogame narrativo).


Interessante visão descentralizada e honesta, além de inteligente, que o artista tem da criação intertextual da personagem. E ainda duvidam quando digo que a maior parte dos grandes escritores (e músicos, e desenhistas, e programadores) de minha geração estão trabalhando com videogames...

Nenhum comentário: